Fiéis descumprem regra de evitar aglomeração e vão a evento em Itajaí

Prefeitura emitiu nota esclarecendo que evento havia sido cancelado. Secretaria de Turismo diz que ônibus já estavam a caminho do município quando decisão por cancelamento foi divulgada.





Em meio a recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado para que pessoas evitem aglomerações por causa do novo coronavírus, cerca de 30 ônibus de turismo chegaram a Itajaí, no Vale, na manhã desta terça-feira (17) para a Convenção Nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular. O evento, que reuniria cerca de 8 mil pessoas no Centreventos, foi cancelado por causa da doença.

Em reunião na manhã de segunda-feira (16), organizadores da convenção e representantes da Prefeitura de Itajaí optaram pelo cancelamento das apresentações artísticas e culturais previstas na programação. A eleição do conselho diretor, também programada para o evento, foi mantida, já que não provocaria aglomerações no local.

Na manhã desta terça-feira (17), no entanto, os ônibus de turismo chegaram ao evento, descumprindo as recomendações do Ministério da Saúde. Por volta das 10h30, a Prefeitura de Itajaí emitiu nota reforçando que o evento havia sido cancelado e que repudia a aglomeração de pessoas na cidade.

Ônibus chegam para evento religioso em Itajaí  — Foto: Divulgação/NSC TV
Ônibus chegam para evento religioso em Itajaí — Foto: Divulgação/NSC TV





Ontem, após reunião, o Conselho Nacional de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil confirmou a cancelamento das atividades em seu site.

De acordo com a Secretaria de Turismo, muitas pessoas acabaram chegando ao município porque já estavam a caminho do evento quando prefeitura e organização optaram pelo cancelamento da convenção.

Ainda de acordo com a prefeitura, as portas do Centreventos seguem fechadas e os visitantes foram orientados a retornar para suas cidades.



Confira a nota da prefeitura


O Município de Itajaí vem a público reafirmar a sua determinação para o cancelamento das atividades religiosas, artísticas e culturais no Centreventos, organizadas pela Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil. Na manhã desta terça-feira (17), ao identificar a movimentação de pessoas e ônibus no local, o Município determinou a imediata dispersão do público, em cumprimento às normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde quanto à aglomeração de pessoas, bem como em respeito ao que foi oficialmente acordado com o Município de Itajaí.

O Município reforça que as portas do pavilhão central do Centroeventos permanecem fechadas e que as pessoas que se fazem presentes no local não têm acesso à área interna. A Guarda Municipal de Itajaí também está no local para garantir que se cumpra a determinação de evacuação imediata.

O Município de Itajaí repudia profundamente o descumprimento às determinações, que levam em consideração a saúde pública da nossa população, e reforça seu compromisso soberano em restabelecer a ordem neste momento em que se trabalha intensamente no combate à transmissão do novo coronavírus (COVID-19).

Confira a nota da Igreja do Evangelho Quadrangular

Em comum acordo com a Prefeitura de Itajaí - SC, considerando a 69a Convenção Nacional Quadrangular, marcada para iniciar-se na data desta terça-feira, 17, e se encerrar na quinta-feira, dia 19, no Centreventos de Itajaí, o Conselho Nacional de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil, decidiu por cancelar todas as apresentações artísticas com presença de público que ocorreriam nos dias 18 e 19, restringindo a Convenção apenas aos atos administrativos que irão ocorrer nesta terça-feira, dia 17 de março, a partir das 8h30.

Os atos administrativos resumem-se apenas à abertura, eleição da mesa, aprovação de relatórios e eleição para cargos do conselho diretor, que ocorrerão durante todo o dia, em ambiente externo e aberto até 19h, sem prejuízo ou risco de qualquer tipo de contaminação.

Desta forma, a Igreja do Evangelho Quadrangular, bastante compreensiva com o momento, e consciente das prevenções contra o Corona Vírus, apesar de todas as cautelas necessárias e medidas de segurança que já havia adotado, vem contribuir para com o bem-estar de todos e a preservação da SAÚDE PÚBLICA.

Comentários