Balneário Camboriú abre centro avançado para atender casos de coronavírus







A prefeitura de Balneário Camboriú anunciou, na manhã desta sexta-feira (20), que começa a operar às 19h um Centro Municipal de Prevenção e Combate ao Coronavírus. O espaço especializado funcionará no Pronto Atendimento do Bairro dos Municípios.
Haverá áreas de atendimento, internação, isolamento, e cinco leitos de UTI – a expectativa é que, nos próximos dias, o número suba para 15.
O acesso não será aberto ao público. Todos os pacientes precisam passar, primeiro, por uma triagem na entrada principal do Hospital Ruth Cardoso. A partir daí, a equipe de saúde determina o encaminhamento. Para o Centro Municipal de Prevenção e Combate ao Coronavírus irão pacientes que têm algum sintoma da doença.
Casos mais graves serão tratados no local, e casos leves serão liberados para tratamento e isolamento domiciliar. A secretária de Saúde, Andressa Haddad, diz que a Secretaria de Saúde também continuará tirando dúvidas e orientando os cidadãos por telefone.

Quatro casos

Com quatro casos de coronavírus confirmados, Balneário Camboriú é junto com Braço do Norte a segunda cidade com mais pacientes em Santa Catarina – Florianópolis tem oito.
Há preocupação devido ao grande número de idosos no município. Cerca de 30% da população de Balneário Camboriú tem mais de 65 anos, mais que o dobro do índice nacional.
Além da unidade improvisada para os casos de coronavírus, a prefeitura estuda a possibilidade de reabrir o antigo Hospital Santa Inês para ampliar os atendimentos.

Comentários