sábado, 19 de dezembro de 2020

Menina de três anos é raptada no bairro Pacheco, em Palhoça Fabíola tem apenas 3 anos de idade; informações circulam nas redes sociais em busca do paradeiro da menina

 


Na noite desta sexta-feira (18), uma criança foi raptada dentro da própria casa, no bairro Pacheco em Palhoça. Fabíola tem apenas 3 anos de idade. A mãe da criança foi agredida na cabeça e encontra-se hospitalizada.
Segundo o Comandante da Polícia Militar em Palhoça, Rodrigo Dutra, a PM esteve na casa da família colhendo todas as informações. Outras equipes já foram destinadas para a busca da criança.
Fonte: ND

Investimento na vacina não obrigatória

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

SOS Presidente Getúlio




 É sabido que Presidente Getúlio no Vale de Itajaí foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas que além de vítimas fatais, muitas pessoas perderam tudo oque tinham. Estamos arrecadando roupas e alimentos para dar o mínimo de dignidade para algumas famílias em maior estado de vulnerabilidade.

Toda ajuda é bem vinda, a Rádio Manda Bala Itajaí convida a todos para contribuir com nossos vizinhos do Vale de Itajaí, nós quando fomos atingidos pelas enchentes de 2008/2011 também recebemos a solidariedade de outros municípios.

O contato para a corrente solidária é: Doraci (47) 99216-7395.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Vale do Itajaí com previsão de mais temporais nos próximos dias

Vale do Itajaí com previsão de mais temporais nos próximos dias

 Condição de tempo severo na região deve se estender até pelo menos o domingo, 20 de dezembro, apontam os profissionais


A previsão dos meteorologistas não é das mais animadoras com relação às condições do tempo para os próximos dias no Vale do Itajaí. 

Segundo a expectativa dos profissionais, esta atual condição severa deve se estender até pelo menos o domingo, 20, na região.

Previsão do tempo para o Vale do Itajaí

Confira na íntegra a nota emitida na manhã desta quinta-feira pelos meteorologistas do AlertaBlu, Allef Matos e Tatiane Martins:

Os modelos de previsão numérica do tempo indicam condição de tempo severo para os próximos dias no Vale do Itajaí. Isso ocorre devido a atuação de diversos sistemas meteorológicos.

Na sexta-feira, 18, a atuação de uma área alongada de baixa pressão favorece condição para pancadas isoladas de chuva. Há condição para algumas trovoadas entre o final da tarde e noite.

No sábado, 19, a chuva prevista é causada pela atuação de uma nova área alongada de baixa pressão e pelo calor.

Isso deve contribuir para a formação de áreas de instabilidade que trazem condição de pancadas de chuva com trovoadas.

Há risco também para temporais isolados com descargas elétricas. Não está descartada a ocorrência de rajadas momentâneas de vento intenso. Eventual queda de granizo de forma pontual entre a tarde e noite.

Já no domingo, 20, está prevista a passagem de outro sistema de chuva. Isso, combinado ao aquecimento superficial, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde.

Nesse dia novamente há possibilidade de temporais, descargas elétricas, rajadas fortes e momentâneas de vento, chuva intensa em curto espaço de tempo e queda de granizo de forma pontual.

A Diretoria de Meteorologia – AlertaBlu segue monitorando a condição da atmosfera e ressalta a importância de acompanhamento diário dos boletins de previsão do tempo, para melhor ajuste das informações.


-Fonte: O município

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

O Instituto Butantan, vinculado ao governo de São Paulo, começou a produzir hoje a vacina CoronaVac, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A fábrica deverá produzir, gradativamente, até 1 milhão de doses por dia, embora o imunizante que age contra o novo coronavírus ainda não tenha a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser usado no Brasil. Para obter o registro, o Butantan ainda precisa encaminhar à Anvisa a conclusão dos estudos da fase 3 da CoronaVac —que inclui a taxa de eficácia, que ainda não foi divulgada. O instituto pretende enviar a documentação até o dia 15 de dezembro Fonte: UOL

sábado, 5 de dezembro de 2020

FOTOS: Veja a casa onde assaltante de Criciúma foi preso

A residência ficava na cidade de Três Cachoeiras, no Rio Grande do Sul, onde estava um dos criminosos que fizeram parte do assalto a uma agência bancária REDAÇÃO ND, CHAPECÓ

Gafanhotos já atacam lavouras de soja em Santo Augusto e São Valério do Sul

Os gafanhotos localizados por agricultores no sábado em Santo Augusto e São Valério do Sul começaram a atacar lavouras de soja. Segundo Luiz Carlos Pommer, técnico agrícola do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Augusto, os insetos, que ocupam uma faixa de 700 a mil metros de extensão, já chegaram a algumas plantações. Ele conta que os insetos migraram para as lavouras depois de comerem folhas de árvores timbó às margens das propriedades. - Eles deixaram só o talo e o tronco das árvores. E, na medida que o timbó vai acabando, estão começando a migrar para a soja. Desde sábado, começaram a comer a beiradas das lavouras", relata o técnico. Pommer também observa que foram encontras ninfas, o que só aumenta a preocupação. - Cada um pode colocar de 100 a 200 ovos. Ou seja, se não houver controle, a população de insetos pode triplicar - ressalta. Por enquanto, a aplicação de inseticidas não está autorizada pelo Ministério da Agricultura porque 85% dos insetos ainda estão na mata e isso colocaria em risco, também, outros insetos e aves, causando problemas ambientais. Fiscais agropecuários do Estado inspecionaram os focos de gafanhotos para avaliar os danos e coletar material para identificação da espécie. - Mas já se sabe que é uma espécie nativa da região. Este gafanhoto não forma nuvem, se aglomera em grupos de forma separada e aleatória, e não tem poder de voo e de percorrer grandes distâncias - observa Alonso Andrade, fiscal agropecuário estadual. Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, o agrônomo Ricardo Felicetti afirma que os surtos na região são "infestações pontuais de espécies locais que ocorrem normalmente em anos mais secos como esse". A Secretaria também orienta que, caso detecte registros na propriedade, o produtor entre em contato com a pasta ou com a rede de vigilância, composta pelas inspetorias e escritórios de defesa agropecuária da secretaria e os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. Fonte: Redação

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Temporal deixa rastros em SC nesta madrugada

Era por volta de 1h da manhã, quando um vendaval atingiu a região Oeste de Santa Catarina. De acordo com o Coordenador Regional da Defesa Civil de Santa Catarina, em Xanxerê, Luciano Peri, 11 municípios foram afetados. “Ainda estamos fazendo o levantamento dos estragos. As ocorrências mais comuns foram destelhamento de imóveis”, disse. Os municípios mais castigados foram Ipuaçú com pelo mens 11 residências destelhadas. Ouro verde contabiliza cerca de 60 casas, Bom Jesus também teve cerca de 18 família atingidas. Campo Erê registrou 09 ocorrências na madrugada. Em São Domingos, 06 casas atingidas. As unidades dos Bombeiros Militares de São Domingos e Faxinal dos Guedes também foram afetadas. Na BR 282 houve queda de árvores, em dois pontos. No entanto, os bombeiros removeram as árvores e o tráfego foi liberado. O vento forte registrado na região passou de 60 km/h.   Municípios atingidos pelo vendaval: Xanxerê, Campo Erê, Ipuaçú, São Domingos, Faxinal dos Guedes Entre Rios, São Lourenço do Oeste, Abelardo Luz, Ponte Serrada, Ouro Verde e  Bom Jesus.  Fonte: Defesa Civil SC

domingo, 29 de novembro de 2020

Na véspera do segundo turno, irmão de candidato à prefeitura no Ceará é flagrado com dinheiro na cueca

Irmão de Naumi Amorim (PSD) e secretários da gestão municipal andavam com R$ 600 mil em espécie um caderno com nomes, levantando suspeita de crime eleitoral

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Corpo de jovem desaparecido em Navegantes é encontrado em Ilhota

 

 
   Emerson dos Santos, de 29 anos, sumiu após sair para negociar a troca de uma BMW, na sexta-feira (13)
O corpo de Emerson dos Santos, de 29 anos, foi encontrado na noite desta segunda-feira (23), em Ilhota. A informação foi confirmada por familiares da vítima, que entraram em contato com a reportagem do ND+. A vítima estava em uma vala, próximo à BR-470, na rua Luiz Silvino da Cunha, 
no bairro Baú Baixo.
Os bombeiros voluntários foram acionados pela Polícia Militar às 20h46. O corpo foi retirado às 22h30, após a chegada do IGP (Instituto Geral de Perícias), e encaminhado à sede do instituto.
Fonte: ND Notícias

sábado, 21 de novembro de 2020

Ortigueira ( PARANÀ) vai soltar 3,6 milhões de Aedes aeypti estéreis

 




Os machos do Aedes aegypti não picam, não se alimentam de sangue e não transmitem doenças. Ao serem liberados, eles procurarão as fêmeas para se reproduzir. Os ovos que surgirem não produzirão novos mosquitos. O Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Ortigueira foi escolhida em razão dos números de casos de dengue registrados nos últimos anos. Em 2020, o município contabilizou 120 confirmações da doença, o que representa um aumento de 76% em relação aos 29 casos de 2019. De acordo com boletim da Vigilância Epidemiológica do município divulgado nesta sexta-feira (20), atualmente há apenas três notificações de dengue, todas negativas.

Cerca de 50 servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que atuam como Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, estarão à disposição para atuar no desenvolvimento do projeto.

A intenção com essa nova técnica é termos uma ação ainda mais forte no combate à proliferação dos mosquitos, com todo o respeito ao meio ambiente e cuidado em relação à saúde da comunidade”, afirma o secretário municipal de Saúde, Francisco Leônidas Carneiro Jr.

Piloto

A soltura dos mosquitos estéreis foi aplicada como projeto piloto em Jacarezinho (PR), nos bairros Aeroporto, Novo Aeroporto e Vila Leão, e teve redução de mais de 90% na população de Aedes aegypti na área tratada. A aplicação ocorreu entre setembro de 2018 e abril de 2019. No momento, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná avalia o resultado para desenvolver o projeto em mais cidades do Estado.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Deputado Federal Daniel Silveira (PSL) protocola Notícia-Crime para Anulação das Eleições Municipais junto a PGE

 


O deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) enviou um pedido à Procuradoria-geral da República (PGR) para que as eleições municipais de 2020 sejam anuladas. O parlamentar, que é policial militar no Rio de Janeiro, e já protocolou a Notícia Crime junto ao TSE.

Em uma publicação no Twitter, Silveira diz que solicitou a anulação do pleito e apresentou uma notícia-crime à PGR por supostos "eventos que tiraram a lisura do processo eleitoral". Ele ainda afirmou que entrou em contato com o ministro Luís Roberto Barroso , presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Fonte: undefined - iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2020-11-18/deputado-bolsonarista-alvo-do-inquerito-das-fake-news-quer-anular-as-eleicoes.html

domingo, 18 de outubro de 2020

terão que buscar água com baldes

 


ATENÇÃO /UTILIDADE PÚBLICA

O Semasa agora fará a distribuição e instalação das caixas entre este sábado (17) e domingo (18). Cada cidadão vai poder ir até os 22 pontos instalados na cidade e retirar a quantidade de água que necessita (tem que levar o galão).


Polo de Cordeiros

– CEC de Cordeiros;

– CEI Neusa Reis Cesário Pereira;

– CEI Vereador Otávio Cesário Pereira;

– Escola Básica Maria José Hulze Peixoto;


Polo da Fazenda

– E.B. Ariribá;

– E.B. Gaspar da Costa Moraes;


Polo do São Vicente

– E.B. Mansueto Trés;

– E.B. Marechal Olimpio Falconieri da Cunha;

– E.B. Pedro Paulo Rebelo


Polo São Judas

– E.B. Professora Maria Dutra Gomes;

– Grupo Escola Carlos de Paula Seára

– C.E.I. Professora Maria do Carmo Espíndola


Polo Cidade Nova

– C.E. Professor Cacildo Romagnani;

– CEDIN Emílio Gazaniga Júnior.


Polo São João

– Escola Básica Arnaldo Brandão;

– C.E.I. Rosana Aparecida de Souza;


Polo Salseiros

– Escola Básica Professora Edy Vieira W. Rothbarth;

– Escola Basica Professora Thereza Bezerra de Athayde;

– C.E.I. Diva Vieira Abrantes;

– C.E.I. Maria da Glória Stringari


Polo Itaipava

– E.B. Professora Judith Duarte de Oliveira;

– E.B. Padre José de Anchieta;

– Parque do Agricultor



quinta-feira, 8 de outubro de 2020

 

Praiana e Transpiedade na disputa em Itajaí


Empresa escolhida deve tocar o serviço até a vencedora da licitação começar a operar

domingo, 4 de outubro de 2020

 Itajaí decreta novas liberações, sem restrições para mercados, shoppings e afins

Medida se dá após mudança de risco apontado para a região no mapeamento feito pelo Governo do Estado

Mercados e estabelecimentos similares poderão funcionar sem restrições de horário e funcionamento – Foto: Anderson Coelho/ND

Foram decretadas novas medidas sanitárias em Itajaí nesta sexta-feira (2), com liberações na cidade. Agora, segundo a medida, mercados, bares, restaurantes, shoppings estão autorizados a funcionar sem restrições de horário, e também sem restrições de ocupação máxima, prevendo somente a fiscalização do distanciamento de 1,5 metro.

A decisão da gestão municipal se dá com a mudança do nível de risco no mapeamento estadual, que deixa a região da Foz do Rio Itajaí em risco alto, o terceiro menor na escala.

Essa mensuração estadual é tomada como base para as medidas tomadas pelas regiões, que enfrentam panoramas diferentes, apesar de alguns decretos estaduais ainda vigorarem.

Como exemplo, as aulas, que seguem suspensas até o dia 13 de outubro por medida do Governo do Estado, mas serão retomadas conforme decisões das gestões municipais.

No decreto publicado sexta, Itajaí firma que manterá essas atividades suspensas, em virtude da medida estadual, mas autoriza aulas práticas de cursos técnicos, atividades de ensino presencial em estabelecimentos acadêmicos públicos e privados nas modalidades de ensino superior e pós-graduação e cursos livres.

A cidade soma o 4º maior número de confirmações de casos da Covid-19 no Estado, com 7.864 até então. Na frente, Blumenau, Florianópolis com mais de 10 mil casos, e Joinville, epicentro, que soma 22 mil casos.

Em todo o Estado, são 217 mil confirmações, sendo 207 mil recuperados.  As liberações mais amplas se dão em contexto de queda na curva de contágio, pois outubro começou com cerca de 36 mil casos a mais do que o total de 1º de setembro.

Em comparação, de agosto para setembro o Estado somou quase 100 mil novos casos, e de julho para agosto, praticamente 60 mil novos casos.

Confira as medidas firmadas pelo decreto de Itajaí:
– Mercados, mercearias e supermercados:
Sem restrição de horário, conforme o permitido em seu alvará;
Sem restrição de limite de ocupação, garantindo o distanciamento mínimo (1,5 m) e o cumprimento das demais medidas sanitárias, conforme consta na Portaria 743/2020 da Secretaria de Estado da Saúde.

– Restaurantes, bares e similares:
Sem restrição de horário, conforme o permitido em seu alvará;
Sem restrição de limite de ocupação, garantindo o distanciamento mínimo (1,5 m) e o cumprimento das demais medidas sanitárias, conforme consta na Portaria 743/2020 da Secretaria de Estado da Saúde.

– Shoppings e comércio em geral:
Sem restrição de horário, conforme o permitido em seu alvará;
Sem restrição de limite de ocupação, garantindo o distanciamento mínimo e o cumprimento das demais medidas sanitárias, conforme consta na Portaria 743/2020 da Secretaria de Estado da Saúde;
Autorizado o uso de provadores. As lojas de vestuário devem colocar cartazes nos provadores, orientando acerca da obrigatoriedade do uso da máscara e respeitar as medidas sanitárias dispostas pela Secretaria de Estado da Saúde na Portaria 708/2020.

– Academias de ginástica, musculação, crossfit, estúdios de danças, natação, hidroginástica, academias de lutas e afins:
Funcionamento autorizado com o limite de usuários de até 70% da capacidade operativa do estabelecimento;
Respeitar as medidas preventivas dispostas pela Secretaria de Estado da Saúde na Portaria 713/2020.

– Casas noturnas, boates, pubs e afins:
Continuam suspensos enquanto o município permanecer no risco Alto.

– Eventos sociais:
Fica autorizada a realização de eventos sociais, respeitando a capacidade de ocupação de 40% do espaço;
Consideram-se eventos sociais aqueles restritos a convidados sem cobrança de ingresso, compreendendo casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados, festas infantis e afins;
Obrigatório o uso de máscara para convidados e trabalhadores, manter o distanciamento mínimo entre as pessoas, realizar a aferição de temperatura corporal na entrada;
Cumprir as demais medidas dispostas pela Secretaria de Estado da Saúde na Portaria 710/2020.

– Cinemas e teatros:
Estão autorizados a funcionar com até 50% da capacidade de lotação;
Todos os envolvidos, participantes, trabalhadores e organizadores são obrigados a usar máscaras durante o período de permanência nos estabelecimentos;
Respeitar as medidas preventivas dispostas pela Secretaria de Estado da Saúde nas Portarias 737 e 738/2020.

– Museus:
Abertura do museu para circulação de pessoas, não ultrapassando o limite de 1/3 da capacidade de lotação, incluindo funcionários;
É recomendável receber visitas individuais e previamente agendadas;
Uso obrigatório de máscaras para visitantes e funcionários;
Respeitar as demais recomendações dispostas pela Secretaria de Estado da Saúde na Portaria 712/2020.

– Atividades esportivas coletivas:
Autorizadas as atividades com contato direto e modalidades coletivas, tais como: boxe, judô, karatê, taekwondo, wrestling (luta livre), jiu jitsu, muay thai, MMA, capoeira, wu shu, basquetebol, hoquei na grama, futebol amador, futebol sete, beach soccer, futsal, handebol, goalball, rugby, futebol americano, beisebol, softbol, voleibol, volei de praia, futevolei, punhobol e pólo aquático;
Respeitar as recomendações dispostas pela Secretaria de Estado da Saúde na Portaria 703/2020.

– Acesso de público a atividades esportivas:
Suspenso o acesso de público a competições esportivas, públicas ou privadas, oficiais ou não.

– Parques, praias e praças:
Autorizada somente com utilização de máscara e respeito ao distanciamento entre pessoas (1,5 m), conforme Portaria 658/2020 da Secretaria de Estado da Saúde.

– Igrejas e templos religiosos:
Poderão realizar missas e cultos religiosos presenciais em qualquer dia da semana;
A lotação máxima autorizada de 70% da capacidade do templo ou igreja, com ocupação alternada de assentos;
Respeitar as recomendações dispostas pela Secretaria de Estado da Saúde na Portaria 736/2020.

– Congressos, palestras, seminários e afins:
Limite da ocupação da capacidade de público de 50% do espaço do evento, em locais com capacidade máxima de até 1.000 pessoas; 40% em locais com capacidade máxima de 1.500 pessoas; 30% em locais com capacidade máxima acima de 1.501 pessoas;
Os eventos na modalidade congressos, seminários e afins devem funcionar de acordo com todas as medidas preventivas dispostas pela Secretaria de Estado da Saúde na Portaria 715/2020.

– Transporte municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros:
Autorizada a retomada dos serviços, desde que respeitem as regras estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde na Portaria 583/2020;
Autorizado o serviço de fretamento para transporte de pessoas;
O transporte municipal aguarda procedimentos internos para funcionamento.



Fonte: REDAÇÃO ND

sábado, 3 de outubro de 2020

ADOLESCENTE ENCONTRADO


As 19:51 recebi a informação direto da mãe do jovem Germano de 16 anos que foi encontrado em Tubarão/ SC . Aparentemente bem e está com o pai . Agradecemos a todos que compartiharam.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Famílias perdem tudo em incêndio na cidade de Piçarras neste Domingo





Casa pega fogo em Balneário Piçarras por volta das 10h da manhã deste domingo e foi contrtolado no final da tarde. Com um saldo de 04 casas destruídas pelas chamas e as famílias pedem ajuda . O endereço de onde ocorreu este epsódio é   Rua Leodegário Pedro da Silva, S/N, Bairro Nossa Senhora da Paz- Piçarras.
O moto Clube Insanos se responsabilizou em arrecadar roupas e calçados para ajudar as famílias. Você pode entrar em contato pelo : (47) 99119-9601. 
Segue os ítens que podem socorrer as vítimas desse incidente:

Leandro 23 anos , roupa tamanho M adulto número do pé 38 ,

Gustavo 15 anos, roupa tamanho P adulto pé 40

Gabriel 11 anos, roupa tamanho 12 , pé 39

Sabrina 8 anos tamanho da roupa 12, pé 35 36
Outra moradora da outra casa dona Sueli  . crianças Gabriel. sapato 36 roupa tamanho 14, Stefany sapato 35 roupa tamanho 10 Graziela sapato 36.roupa tamanho 16.raissa sapato 22roupa tamanho 4.guinhermesapato 27.roupa tamanho 6. Valentina sapato 28roupa6
 Leandro 23 anos , roupa tamanho M adulto número do pé 38 ,

Gustavo 15 anos, roupa tamanho P adulto pé 40

Gabriel 11 anos, roupa tamanho 12 , pé 39

Sabrina 8 anos tamanho da roupa 12, pé 35 36

 Samira 6anos é especial usa frauda extra GG tamanho da roupa 8 pé 29 30
 Josué 4 anos veste 6 , pé 30
 Todos que  puderem doar, o Moto Clube Insano se compronmete à buscar as arrecadações.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Homem Pateta pode ser o motivo da morte de um garoto de 11 anos na Itália





O menino se jogou de um prédio, e a polícia investiga a relação do caso com desafios que levam ao suicídio na internet.

Um menino de 11 anos se suicidou no centro de Nápoles, na Itália, e a polícia local investiga relação do  Homem Pateta no caso. De acordo com o jornal La Repubblica, uma mensagem deixada pelo garoto aos pais tem ajudado na investigação. 
A criança teria dito que amava os pais e, em seguida, escreveu: "Agora tenho um homem encapuzado na frente. Não tenho mais tempo". Segundo o periódico, o Homem Pateta já havia agido anteriormente no país, usando um capuz para assustar crianças. 
O personagem já recebeu alertas aqui no Brasil também . De acordo com autoridades policiais, perfis com o nome de " Jonathan Galindo " e a imagem de um homem fantasiado de Pateta, personagem da Disney, circulam nas redes sociais assustando crianças. 

Assim como os anteriores desafios da Baleia Azul e da boneca Momo , o Homem Pateta criaria "jogos" para que crianças e adolescente se automutilem ou suicidem. 

Na Itália, La Repubblica informa que o Ministério Público analisa os dispositivos eletrônicos do menino para descobrir se o caso realmente está relacionado ao Homem Pateta .

"Brilhante, sociável, perfeitamente integrado na escola e com os amigos, a criança não deu sinais de desconforto e pertence a uma estimada família de profissionais que agora, curvados pela dor, pedem sigilo enquanto aguardam o resultado da investigação", diz a publicação do jornal italiano.


quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Impeachment do governador Moisés


Assembleia Legislativa vota nesta quinta-feira pedido de impedimento do governador e da vice Daniela Reinehr. Confira as etapas até um possível afastamento


O processo de impeachment do governador Carlos Moisés será avaliado no plenário da Assembleia Legislativa (Alesc) nesta quinta-feira (17)  . O rito definido prevê como será a votação e quais os próximos passos após a decisão dos deputados sobre o caso.
> Comissão aprova por unanimidade relatório que pede impeachment de Moisés
Os 40 deputados estaduais vão decidir se aprovam ou não a continuidade do processo de impeachment de Moisés e da vice Daniela Reinehr. Os parlamentares vão votar um relatório entregue na terça-feira por uma comissão especial de nove deputados que analisou o pedido. Essa comissão aprovou por unanimidade um parecer contra Moisés e Daniela.
A votação desta quinta-feira deve ocorrer em uma sessão extraordinária a ser marcada para as 15h. Os deputados vão votar primeiro o processo contra a vice Daniela Reinehr. Na sequência, decidem sobre o caso do governador Carlos Moisés.
Os deputados devem fazer votação nominal. Um a um, irão ao microfone para declarar o voto – como ocorreu na votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), na Câmara Federal, em 2016. A votação será da maior bancada da Alesc (MDB) para a menor.
São necessários 27 votos (2/3 do total) para que o processo de impeachment avance. Caso contrário, será arquivado. O governo trabalha para tentar obter o apoio de pelo menos 14 deputados que garantam o arquivamento do pedido.
> Advogado de Moisés diz que relatório aprovado desrespeita o voto do povo de SC
Mesmo se os deputados aprovarem o relatório com pedido de impeachment, o governador e a vice ainda não serão afastados do cargo. Pelo novo rito definido pela Alesc, isso só ocorreria após uma segunda votação, feita por uma comissão mista com cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ-SC) – saiba mais sobre as etapas ao final da matéria.
Essa comissão será comandada pelo presidente do TJ-SC, o desembargador Ricardo Roesler. O prazo para formação desse grupo é de cinco dias após a aprovação no plenário da Assembleia. Nesta etapa também estão previstos depoimentos de testemunhas e alegações finais da defesa do governador.
> Contra o impeachment, Moisés conta hoje com apenas seis votos na Alesc

Decisão do STF pode interferir no processo

O processo de impeachment contra Moisés, no entanto, ainda pode mudar até momentos antes da votação em plenário. A defesa do governador acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para que a corte se posicione sobre qual deve ser o rito de impeachment de governadores nos estados.
Uma definição do STF iria estabelecer um rito padrão e atualizado para casos em outros estados, como o Rio de Janeiro, onde há processo de impeachment contra o governador afastado Wilson Witzel (PSC). O caso está com a ministra Rosa Weber. Ela pediu manifestação ao presidente Bolsonaro e ao Congresso Nacional, mas ainda não proferiu decisão.
Uma eventual deliberação dela poderia confirmar ou alterar o rito adotado no caso de Moisés pela Assembleia Legislativa. O governador questiona também outros pontos como a ordem de votação.
> Denunciado por lavagem de dinheiro, Julio Garcia pode assumir governo em caso de impeachment
As etapas do processo já foram alteradas pela Alesc após o governador contestar o primeiro cronograma definido pela presidência da Casa. Com isso, eventual afastamento de Moisés e Daniela só ocorrerá após um segunda votação, por uma comissão mista.

Pedido questiona aumento concedido a procuradores

O pedido de impeachment acusa o governador e a vice de crime de responsabilidade por conceder equiparação salarial de procuradores do Estado à mesma faixa salarial dos procuradores da Alesc.
Segundo o autor do pedido, o defensor público Ralf Zimmer Junior, esse reajuste precisaria ser feito por projeto de lei e não decisão administrativa, e também teria representado prejuízo mensal de cerca de R$ 700 mil ao Estado nos meses em que ficou em vigor, entre outubro de 2019 e abril de 2020. O governo alega que cumpria decisão judicial ao igualar os salários da categoria.
O pedido em discussão não tem relação com a crise dos respiradores, causada pela compra de equipamentos contra a covid-19 que não chegaram com pagamento adiantado de R$ 33 milhões. Esse assunto é alvo de um segundo pedido de impeachment que também foi aceito pela Alesc, mas que ainda não começou a tramitar.

FONTE:https://www.nsctotal.com.br/noticias/impeachment-governador-sc-como-sera-votacao-proximos-passos

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Candidato a prefeito de tornozeleira eletrônica

 

Cidade de Piên terá candidato a prefeito com tornozeleira eletrônica

Gilberto Dranka é acusado no duplo homicídio que chocou a cidade logo após a eleição de 2016, quando o prefeito eleito Loir Dreveck foi assassinado

Pela primeira vez na história da região metropolitana de Curitiba. um candidato a prefeito vai disputar a eleição para a prefeitura do município sendo monitorado pela Justiça. Em Piên, o candidato a prefeito Gilberto Dranka, que já administrou a cidade por dois mandatos, vai tentar voltar a prefeitura disputando a eleição desse ano com tornozeleira eletrônica.

Gilberto Dranka é acusado no duplo homicídio que chocou a cidade logo após a eleição de 2016, quando o prefeito eleito Loir Dreveck foi assassinado. Dranka foi preso na época após longa investigação policial, sendo apontado como um dos mandantes do crime.

Após um ano preso Dranka está sob liberdade monitorada e aguarda decisão do julgamento. Como ainda não foi julgado, vai concorrer a eleição. Ele nega as acusações. Em vídeo após ser preso, disse que provaria a sua inocência. “Eu sou inocente. Não mandei matar, não matei ninguém. Vou provar minha inocência”.


Outros dois fatos tornam o nome de Gilberto Dranka ainda mais conhecido. O primeiro porque um morador da cidade que usava carro parecido com o do prefeito eleito foi morto por engano, já que seu veículo passou minutos antes de Loir Dreveck no local onde o crime havia sido um encomendado.


Outro fato que acabou ganhando repercussão nacional, foi a prisão de Gilberto Dranka. Quando a polícia chegou na sua residência ele se escondeu no forro da casa, sendo atracando de lá só de pijama.


Clima na cidade

O clima na cidade não é dos melhores. Populares sentem medo de se manifestar e, inclusive, o atual prefeito que poderia tentar a reeleição, João Osmar Mendes, desistiu de concorrer.


Já na última eleição houve reforço policial para garantir certa tranquilidade no dia da votação. Algo que deverá se repetir.

sábado, 12 de setembro de 2020

ESTUPRO DE VULNERÁVEL





Um homem, de 23 anos, foi preso no final da tarde de quinta-feira por estupro de vulnerável em uma casa no bairro Timbezinho, em São João Batista. Ele estava mantendo relações sexuais com uma adolescente de 13 anos, com quem começou a ter contato pelo Facebook. O pai da menina foi quem descobriu os dois trancados no quarto e um vizinho ajudou a segurá-lo até a chegada da polícia Militar.
O caso ocorreu por volta de 17h45, na servidão José Rodolfo Dias. Segundo o relato da PM, o pai desconfiou que a filha estava com alguém no quarto e pediu que ela abrisse a porta. Como ela se negou, ele foi até a janela e flagrou o homem tentando pular a janela. A fuga foi frustrada por um vizinho, que ajudou a segurar o acusado enquanto ele ameaçava o pai da vítima de morte caso chamasse a polícia.
A versão do homem é que tinha conhecido a adolescente a cerca de 20 dias pelo Facebook e que ela já havia pedido para ir a sua casa, onde chegaram passaram o final de semana juntos. Ela teria dito que tinha 15 anos e quando descobriu que a mesma tinha 13, por informação da mãe da vítima, foi até a casa dela para conversar, mas acabaram tendo relações sexuais.
O homem foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia de polícia de Brusque. Nessa sexta-feira a polícia Civil não passou mais informações sobre o caso. Pelo código penal brasileiro, quem mantém relações sexuais com menores de 14 anos, ainda que com consentimento, está cometendo estupro de vulnerável.
fonte: https://diarinho.com.br/noticias/geral/homem-e-preso-por-estupro-de-menina-que-conheceu-atraves-do-facebook/


sábado, 22 de agosto de 2020

Prorrogado o auxílio emergencial até dezembro


Confirmado nessa quinta-feira (20), que o auxílio emergencial, pago a trabalhadores informais e desempregados, será prorrogado até dezembro.

>> Auxílio emergencial será prorrogado até dezembro com parcela de R$ 300


O valor, no entanto, será reduzido. As futuras parcelas serão de R$ 300, metade do valor pago atualmente, R$ 600. Os detalhes da prorrogação devem ser formalizados pelo governo na terça-feira (25), em cerimônia no Palácio do Planalto
"Essa foi uma definição junto à equipe econômica por entender que é um valor que vai continuar ajudando todos aqueles que estão passando por essa crise e estão precisando de um apoio do Governo Federal."

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

ENCONTRADO






O Adolescente Anderson Alan Bernardes ( 16 anos)e desapareceu neste domingo ( DIA DOS PAIS) mas foi Encontrado nesta noite às 23:30. Amanhã estaremos levando ao conhecimento das autoridades todos os fatos. Agradeço ao Diarinho, Polícia Civil, Guarda Municipal, agentes Penitenciários,P Militar e todos os amigos que compartilharam nossa publicação. Deus abençoe a todos.



sexta-feira, 7 de agosto de 2020



Prefeito de Itajaí estima gasto de até R$ 50 mil com ozônio contra Covid-19; médicos podem ser punidos, diz CFM

Mais de R$ 4,5 milhões já foram investidos pela prefeitura para a compra de medicamentos preventivos ao coronavírus sem eficácia, como cânfora e ivermectina.



O prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni (MDB), estima gastar até R$ 50 mil para o tratamento com a aplicação de ozônio por via retal como medida contra a Covid-19. Mais de R$ 4,5 milhões foram investidos pela prefeitura com dispensa de licitação para a compra de medicamentos preventivos ao coronavírus sem eficácia comprovada, como cânfora e ivermectina. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), os médicos que não seguirem as normas vigentes podem ser punidos.

A informação sobre o investimento foi divulgada na manhã desta sexta-feira (7) durante entrevista ao Bom Dia Santa Catarina. Ele explicou que a recomendação como medida de tratamento será feita em pacientes confirmados com a doença e para um grupo restrito pacientes.

"Ozônio é baratíssimo. A instalação nós temos, os recursos humanos são as nossas próprias equipes que temos no município. Vamos gastar R$ 40 mil , R$ 50 mil, no máximo, para fazer um estudo desta natureza com uma contribuição sensacional para a saúde pública do Brasil", afirmou Morastoni.

A Prefeitura de Itajaí se inscreveu para uma pesquisa que deve verificar os efeitos da ozonioterapia em mais de 140 pacientes com Covid-19 e aguarda aprovação da Associação Brasileira de Ozonioterapia para saber quando começar o tratamento.

A cidade tem 3.934 diagnosticados com coronavírus e 107 mortes pela doença, segundo o governo estadual. Em Santa Catarina, são mais de 98 mil casos e 1,3 mil pessoas que morreram.

O prefeito de Itajaí defendeu novamente o uso da técnica e diz que essa prática é usada em muitos países. '"Um santo remédio", disse. A expectativa de Morastoni é que a participação do município na pesquisa tenha contribuição para a comprovação científica dos efeitos contra a Covid-19.

Mas a aplicação de ozônio por via retal, entretanto, não tem eficácia comprovada contra o coronavírus e foi rechaçado por especialistas consultados pelo G1 e o Conselho de Medicina, a Sociedade Brasileira de Infectologia e o Ministério da Saúde não recomendam o uso por falta de comprovação.

Punições

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou que o prefeito não use a ozonioterapia no tratamento do coronavírus. Em nota, a prefeitura confirmou o recebimento da recomendação, mas diz que a ação municipal não se trata de distribuição em forma de tratamento e sim de participação em estudo nacional.

Em nota de esclarecimento divulgada na quinta-feira (6), o Conselho Federal de Medicina reforçou que a "ozonioterapia não é válida para tratar casos de Covid-19 ou outras doenças" e que não é liberada, com exceção de "ambiente de estudos científicos". Os profissionais que não seguirem as normas podem ser punidos.

"O CFM e Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), que atuam na disciplina, regulação e fiscalização do exercício da profissão, informam que os médicos que não obedecerem às normas éticas estabelecidas estão sujeitos à denúncias e averiguação de suas condutas no que se refere à prescrição da ozonioterapia", afirma a nota.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) de Santa Catarina não detalhou se algum profissional está sendo ou não investigado porque todo o processo é sigiloso.

Morastoni entende que a punição do CFM não se enquadraria no caso de Itajaí porque a aplicação de ozônio deve fazer parte de uma pesquisa e que o Conselho "precisa se atualizar", afirmou.

Para o Estado, como não há protocolos que regulamentam o tratamento, os medicamentos para possíveis tratamento de saúde são oferecidos pelo estado quando há receituário, explicou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

"Cada paciente tem uma história e pode tratar de uma forma e só quem pode decidir isso é o médico, as equipes de saúde e o próprio paciente", alertou o secretário de Saúde de SC.

"Nós respeitamos a liberdade médica de médicos e pacientes. Infelizmente não temos ainda chancela de órgãos reguladores. Não tem como falar em protocolos neste momento, mas disponibilizamos medicamentos sempre que houver receituário médico. O que defendemos é um diagnóstico adequado e um entendimento da necessidade do paciente", informou Motta.

Gastos públicos

Os gastos com os tratamentos alternativos integram recursos próprios, verbas federais e estaduais recebidas. O uso da cânfora ocorreu no final de abril, logo após o início da flexibilização das atividades comerciais. Foram 150 mil frascos comprados por R$ 150 mil. Um questionário online avaliou o resultado do tratamento homeopático, mas o resultado da avaliação não tem comprovação.

O maior investimento, alvo de questionamentos do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE), foi com a ivermectina. A prefeitura dispensou licitação para adquirir as doses encomendadas a um laboratório por R$ 4,4 milhões para comprar até 3 milhões de comprimidos.

A distribuição da ivermectina em três doses é feita pelas equipes das unidades de saúde e do Centreventos. Segundo o portal da transparência da prefeitura, mais de R$ 210 mil foram desembolsados para promover a ação nas instalações. O valor custeou serviços de limpeza, segurança, tapetes, separadores de fila e outros itens necessários para a distribuição da ivermectina, que começou em julho.

Para o prefeito de Itajaí, o investimento de aproximadamente R$ 50 mil na ozonioterapia seria barato aos cofres públicos e a intenção desse e outros tratamentos alternativos adotados na cidade visam evitar que os pacientes cheguem à gravidade de precisar de eleitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"É uma coisa tão irrisória e ínfima porque todas essas práticas alternativas como a homeopatia e a ivermectina. O ozônio é oxigênio [...] estou falando de um paciente Covid positivo com sintomas que está precisando de oxigênio. É o próprio oxigênio que você pega do aparelho e passa por dentro de uma máquina e sai em O³", disse.

Mesmo com os tratamentos, o prefeito pediu que os moradores procurem ficar em casa enquanto durar a pandemia.

"Jamais a gente deve abandonar as recomendações não farmacológicas, que são distanciamento social, uso de máscara, higiene de mãos e objetos. Não é porque tem a opção A, B ou C de um eventual preventivo ou tratamento que a pessoa vai abandonar as outras práticas. Elas são importantes quanto, é a somatória delas que vai dar um resultado final", afirmou Morastoni.

Fonte: G1

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Prefeitura e Semasa com atendimento presencial suspenso até 19 de agosto


Prefeitura e Semasa com atendimento presencial suspenso até 19 de agosto

A prefeitura de Itajaí, o Semasa e outras secretarias e autarquias do município suspenderam o atendimento presencial até o dia 19 de agosto.

O atendimento presencial foi suspenso seguindo o decreto municipal 11.966, de 3 de agosto de 2020. O objetivo é diminuir a circulação de pessoas nas ruas em razão da pandemia de Covid-19.

O Semasa mantém o atendimento por telefone. Os consumidores do Semasa serão atendidos pela equipe 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana, pelos números 0800 645 0195, 115 ou 3344 9000.

Já das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, o Semasa disponibiliza o Whatsapp (47) 99261 3492. Na Agência Web, no www.semasaitajai.com.br, o cliente pode retirar a segunda via da fatura e acessar outros serviços.

Ouvidoria
ouvidoria@itajai.sc.gov.br
(47) 98819-0955 (WhatsApp)

Saúde
Alô Saúde: 0800 642 5500
Vigilância Sanitária: (47) 3908-5767 e 3908-5036 / visa@itajai.sc.gov.br
Vigilância Epidemiológica: (47) 3249-5509 / dve@itajai.sc.gov.br
Dengue: (47) 3249-5573 / dengue@itajai.sc.gov.br

Aplicativo Conecta.í
Disponível gratuitamente para Android e iOS

Assistência Social
Geral: sas-secretaria@itajai.sc.gov.br
Creas: creas@itajai.sc.gov.br
Centro Pop: Pomrodo@gmail.com

Obras
sec.obras@itajai.sc.gov.br
(47) 3348-5768 / 3348-0202 / 3348-0303

Segurança Pública
seguranca@itajai.sc.gov.br / (47) 3249-5800
153 (Guarda Municipal e Codetran)

Desenvolvimento Urbano e Habitação
Geral: smu@itajai.sc.gov.br – (47) 3341-6071
Alvarás de funcionamento: regin@itajai.sc.gov.br
Licenciamento de Obras: bianca.patricio@itajai.sc.gov.br e Sistema online
Fiscalização / Denúncias: agentesmu@gmail.com
Habitação: cleiton@itajai.sc.gov.br e marcos.aragao@itajai.sc.gov.br

Secretaria da Fazenda
Espaço do Empreendedor: empreendedor@itajai.sc.gov.br
Cobrança de tributos: divida@itajai.sc.gov.br
Auditoria Fiscal Municipal: plantaofiscal@itajai.sc.gov.br
Centro de Atendimento ao Contribuinte: centrodocidadao@itajai.sc.gov.br
Baixa de alvará: baixadealvara@itajai.sc.gov.br
Setor de emissão de Alvará de Funcionamento: alvara@itajai.sc.gov.br
Emissão de Guia de ITBI: itbi@itajai.sc.gov.br
Cadastro Imobiliário: cadastro@itajai.sc.gov.br

Educação
Secretária: gabinete@edu.itajai.sc.gov.br

Promoção da Cidadania
Secretário Everton Wan Dall Alves: (47) 99923- 8312 / wandall@itajai.sc.gov.br
Gabinete Secretário: sedac@itajai.sc.gov.br
Plantão Conselho Tutelar: (47) 99945-8674 / conselhotutelar@itajai.sc.gov.br
Diretoria de Relações Temáticas: diretoria.tematicas@itajai.sc.gov.br / Sara Jane Ternes (47) 99665 2857
Diretoria de Promoção da Cidadania: odete.castanha@itajai.sc.gov.br / Odete de Araújo Castanha (47) 99743 0109
Secretaria Executiva COMDICA: comdica@itajai.sc.gov.br / Cinthia Renata Floriano (47) 99289 4474

Desenvolvimento Econômico
Balcão de empregos: empregos@itajai.sc.gov.br e encaminhamento@itajai.sc.gov.br

Administração
(47) 3341-6157
Secretária: paula@itajai.sc.gov.br
Diretoria executiva: almir.martins@itajai.sc.gov.br / wilson.duarte@itajai.sc.gov.br

Comunicação
Secretário: marcelo.roggia@itajai.sc.gov.br / Marcelo Roggia (47) 99606-6699
Diretoria de Imprensa: secomredacao@itajai.sc.gov.br / Karine Mendonça (47) 99746-6048
Jornal do município: jornal@itajai.sc.gov.br / Julio Maria (47) 99600-9932

Tecnologia
Secretário: Murilo Sodré – (47) 99692-4123
setec@itajai.sc.gov.br

Instituto Itajaí Sustentável
Geral: inis@itajai.sc.gov.br ou licenciamento@itajai.sc.gov.br
Plantão Defesa animal: (47) 98857-2144
Plantão Fiscalização e Licenciamento: (47) 98856-7176

Turismo e Eventos
turismo@itajai.sc.gov.br

Agricultura
agricultura@itajai.sc.gov.br

Governo
segov@itajai.sc.gov.br

Procuradoria Geral
kamila.lenzi@itajai.sc.gov.br

Controladoria Geral
controladoriageral@itajai.sc.gov.br

Fundação Cultural
cultura@itajai.sc.gov.br

Feapi
feapi@itajai.sc.gov.br

Esporte e Lazer
fmel@itajai.sc.gov.br

Genésio Miranda Lins
jucelio.silva@itajai.sc.gov.br

Instituto de Previdência
ipi@itajai.sc.gov.br

Porto
superintendente@portoitajai.com.br / (47) 3341-8000 / (47) 3341-8064



Fonte: Diarinho

Menina de três anos é raptada no bairro Pacheco, em Palhoça Fabíola tem apenas 3 anos de idade; informações circulam nas redes sociais em busca do paradeiro da menina

  Na noite desta sexta-feira (18), uma criança foi raptada dentro da própria casa, no bairro Pacheco em Palhoça. Fabíola tem apenas 3 anos d...