Itajaí terá o primeiro hospital de campanha de Santa Catarina para tratar pacientes com coronavírus



Anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés em coletiva de imprensa (foto:  Maurcio Vieira / Secom)

Anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés em coletiva de imprensa (foto: Maurcio Vieira / Secom)


O primeiro hospital de campanha de Santa Catarina será montado em Itajaí, no Centreventos - espaço onde ocorre a Marejada. Serão 100 leitos de UTI, para atender especialmente os moradores da região. O anúncio foi feito na coletiva de imprensa desta quarta-feira (8) pelo governador Carlos Moisés (PSL).


A princípio, o espaço funcionará por seis meses, e contará com 450 profissionais. O custo de operação está avaliado em R$ 76 milhões.


O local foi sugerido ao Estado pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), há cerca de duas semanas. Outro espaço oferecido, na região, foi o Centro de Eventos de Balneário Camboriú, que ainda não está em funcionamento.


O pavilhão da Marejada tem a vantagem de estar bem localizado, no Centro de Itajaí, em local de fácil acesso e próximo ao Hospital Marieta, que é o maior da região.


A Defesa Civil estadual já abriu chamada pública para cotação de preços para a montagem da estrutura do hospital de campanha, e a expectativa é que o resultado saia nesta quinta (9). O hospital de campanha deve ficar pronto em um mês.


A ideia é que os equipamentos que serão comprados sejam incorporados ao patrimônio, reforçando a rede de assistência em saúde após a pandemia. O hospital de campanha será pago com recursos do Estado. O governo tem intenção de montar outras unidades em diferentes regiões de Santa Catarina, e busca um financiamento do BNDES para o custeio.


A líder do Governo na Assembleia, deputada Paulinha (PDT), que acompanha as a gestão da pandemia no Estado, informou que as outras regiões que devem receber hospitais, segundo planejamento inicial da Secretaria de Saúde, são o Sul do Estado, Grande Florianópolis, Norte, Serra e Oeste.

Comentários