sábado, 19 de dezembro de 2020

Menina de três anos é raptada no bairro Pacheco, em Palhoça Fabíola tem apenas 3 anos de idade; informações circulam nas redes sociais em busca do paradeiro da menina

 


Na noite desta sexta-feira (18), uma criança foi raptada dentro da própria casa, no bairro Pacheco em Palhoça. Fabíola tem apenas 3 anos de idade. A mãe da criança foi agredida na cabeça e encontra-se hospitalizada.
Segundo o Comandante da Polícia Militar em Palhoça, Rodrigo Dutra, a PM esteve na casa da família colhendo todas as informações. Outras equipes já foram destinadas para a busca da criança.
Fonte: ND

Investimento na vacina não obrigatória

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

SOS Presidente Getúlio




 É sabido que Presidente Getúlio no Vale de Itajaí foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas que além de vítimas fatais, muitas pessoas perderam tudo oque tinham. Estamos arrecadando roupas e alimentos para dar o mínimo de dignidade para algumas famílias em maior estado de vulnerabilidade.

Toda ajuda é bem vinda, a Rádio Manda Bala Itajaí convida a todos para contribuir com nossos vizinhos do Vale de Itajaí, nós quando fomos atingidos pelas enchentes de 2008/2011 também recebemos a solidariedade de outros municípios.

O contato para a corrente solidária é: Doraci (47) 99216-7395.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Vale do Itajaí com previsão de mais temporais nos próximos dias

Vale do Itajaí com previsão de mais temporais nos próximos dias

 Condição de tempo severo na região deve se estender até pelo menos o domingo, 20 de dezembro, apontam os profissionais


A previsão dos meteorologistas não é das mais animadoras com relação às condições do tempo para os próximos dias no Vale do Itajaí. 

Segundo a expectativa dos profissionais, esta atual condição severa deve se estender até pelo menos o domingo, 20, na região.

Previsão do tempo para o Vale do Itajaí

Confira na íntegra a nota emitida na manhã desta quinta-feira pelos meteorologistas do AlertaBlu, Allef Matos e Tatiane Martins:

Os modelos de previsão numérica do tempo indicam condição de tempo severo para os próximos dias no Vale do Itajaí. Isso ocorre devido a atuação de diversos sistemas meteorológicos.

Na sexta-feira, 18, a atuação de uma área alongada de baixa pressão favorece condição para pancadas isoladas de chuva. Há condição para algumas trovoadas entre o final da tarde e noite.

No sábado, 19, a chuva prevista é causada pela atuação de uma nova área alongada de baixa pressão e pelo calor.

Isso deve contribuir para a formação de áreas de instabilidade que trazem condição de pancadas de chuva com trovoadas.

Há risco também para temporais isolados com descargas elétricas. Não está descartada a ocorrência de rajadas momentâneas de vento intenso. Eventual queda de granizo de forma pontual entre a tarde e noite.

Já no domingo, 20, está prevista a passagem de outro sistema de chuva. Isso, combinado ao aquecimento superficial, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde.

Nesse dia novamente há possibilidade de temporais, descargas elétricas, rajadas fortes e momentâneas de vento, chuva intensa em curto espaço de tempo e queda de granizo de forma pontual.

A Diretoria de Meteorologia – AlertaBlu segue monitorando a condição da atmosfera e ressalta a importância de acompanhamento diário dos boletins de previsão do tempo, para melhor ajuste das informações.


-Fonte: O município

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

O Instituto Butantan, vinculado ao governo de São Paulo, começou a produzir hoje a vacina CoronaVac, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A fábrica deverá produzir, gradativamente, até 1 milhão de doses por dia, embora o imunizante que age contra o novo coronavírus ainda não tenha a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser usado no Brasil. Para obter o registro, o Butantan ainda precisa encaminhar à Anvisa a conclusão dos estudos da fase 3 da CoronaVac —que inclui a taxa de eficácia, que ainda não foi divulgada. O instituto pretende enviar a documentação até o dia 15 de dezembro Fonte: UOL

sábado, 5 de dezembro de 2020

FOTOS: Veja a casa onde assaltante de Criciúma foi preso

A residência ficava na cidade de Três Cachoeiras, no Rio Grande do Sul, onde estava um dos criminosos que fizeram parte do assalto a uma agência bancária REDAÇÃO ND, CHAPECÓ

Gafanhotos já atacam lavouras de soja em Santo Augusto e São Valério do Sul

Os gafanhotos localizados por agricultores no sábado em Santo Augusto e São Valério do Sul começaram a atacar lavouras de soja. Segundo Luiz Carlos Pommer, técnico agrícola do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Augusto, os insetos, que ocupam uma faixa de 700 a mil metros de extensão, já chegaram a algumas plantações. Ele conta que os insetos migraram para as lavouras depois de comerem folhas de árvores timbó às margens das propriedades. - Eles deixaram só o talo e o tronco das árvores. E, na medida que o timbó vai acabando, estão começando a migrar para a soja. Desde sábado, começaram a comer a beiradas das lavouras", relata o técnico. Pommer também observa que foram encontras ninfas, o que só aumenta a preocupação. - Cada um pode colocar de 100 a 200 ovos. Ou seja, se não houver controle, a população de insetos pode triplicar - ressalta. Por enquanto, a aplicação de inseticidas não está autorizada pelo Ministério da Agricultura porque 85% dos insetos ainda estão na mata e isso colocaria em risco, também, outros insetos e aves, causando problemas ambientais. Fiscais agropecuários do Estado inspecionaram os focos de gafanhotos para avaliar os danos e coletar material para identificação da espécie. - Mas já se sabe que é uma espécie nativa da região. Este gafanhoto não forma nuvem, se aglomera em grupos de forma separada e aleatória, e não tem poder de voo e de percorrer grandes distâncias - observa Alonso Andrade, fiscal agropecuário estadual. Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, o agrônomo Ricardo Felicetti afirma que os surtos na região são "infestações pontuais de espécies locais que ocorrem normalmente em anos mais secos como esse". A Secretaria também orienta que, caso detecte registros na propriedade, o produtor entre em contato com a pasta ou com a rede de vigilância, composta pelas inspetorias e escritórios de defesa agropecuária da secretaria e os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. Fonte: Redação

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Temporal deixa rastros em SC nesta madrugada

Era por volta de 1h da manhã, quando um vendaval atingiu a região Oeste de Santa Catarina. De acordo com o Coordenador Regional da Defesa Civil de Santa Catarina, em Xanxerê, Luciano Peri, 11 municípios foram afetados. “Ainda estamos fazendo o levantamento dos estragos. As ocorrências mais comuns foram destelhamento de imóveis”, disse. Os municípios mais castigados foram Ipuaçú com pelo mens 11 residências destelhadas. Ouro verde contabiliza cerca de 60 casas, Bom Jesus também teve cerca de 18 família atingidas. Campo Erê registrou 09 ocorrências na madrugada. Em São Domingos, 06 casas atingidas. As unidades dos Bombeiros Militares de São Domingos e Faxinal dos Guedes também foram afetadas. Na BR 282 houve queda de árvores, em dois pontos. No entanto, os bombeiros removeram as árvores e o tráfego foi liberado. O vento forte registrado na região passou de 60 km/h.   Municípios atingidos pelo vendaval: Xanxerê, Campo Erê, Ipuaçú, São Domingos, Faxinal dos Guedes Entre Rios, São Lourenço do Oeste, Abelardo Luz, Ponte Serrada, Ouro Verde e  Bom Jesus.  Fonte: Defesa Civil SC

Menina de três anos é raptada no bairro Pacheco, em Palhoça Fabíola tem apenas 3 anos de idade; informações circulam nas redes sociais em busca do paradeiro da menina

  Na noite desta sexta-feira (18), uma criança foi raptada dentro da própria casa, no bairro Pacheco em Palhoça. Fabíola tem apenas 3 anos d...